Excursão para a Chapada Diamantina - Bahia

Surpreenda-se com a natureza, cultura, gastronomia e hospitalidade do coração da Bahia

Morro do Pai Inácio
Poço Azul - Chapada Diamantina
De 12 a 19 de Setembro de 2017

Introdução

Parque Nacional da Chapada Diamantina: Esse paraíso é guardião de muitas riquezas naturais, ocupando cerca de 152 mil hectares, um dos maiores parques de preservação do Tibirropaís fora da região Amazônica. Em 1985, foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) para a preservação das belezas cênicas do local. Porém, o grande objetivo da manutenção desta área está na conservação das suas nascentes, com destaque para o principal rio baiano, o Paraguaçu, responsável pelo abastecimento de 60% da população da capital baiana. Além de resguardar um banco genético importantíssimo para a pesquisa científica e conservação da biodiversidade. A cada ano, pelo menos quatro ou cinco novas espécies de plantas endêmicas e três espécies de animais são descobertas na região. Fonte: site guiadachapada

Lençóis: Rua das Pedras, Lençóis, Bahia Capital turística da Chapada, Lençóis é a base perfeita para quem quer ver muito e se cansar pouco. O layout é de cidadezinha histórica mineira, mas o astral é definitivamente baiano. Os 12 km que separam a vila da BR 242 garantem a tranquilidade do lugar. Antes de se tornar uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Lençóis ostentou o título de "capital" do Diamante. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, preserva as ruas de paralelepípedo e o casario do século 19, hoje ocupado por coloridos bares, restaurantes e pousadas, além de agências que organizam caminhadas e atividades no parque.

OBS 1: Agências Bancárias em Lençóis: Há uma agência do Banco do Brasil e um correspondente bancário do Bradesco e Caixa Econômica. Os estabelecimentos que não aceitam cartão costumam aceitar cheques.

OBS 2: Trajes para os passeios: Roupas leves, tênis, protetor solar, chapéu, óculos de sol, roupa de banho e toalha.

OBS 3: Alguns passeios envolvem caminhadas, com subidas e descidas, mas qualquer pessoa com gosto por caminhar é capaz de realizá-los.

Está indo nessa viagem? Compartilhe isso com seus amigos em nossa Página do Facebook!

Versão para Impressão

Obtenha aqui a versão para impressão desse roteiro

Roteiro

1° dia: 12 de Setembro (Terça-feira) - Rio de Janeiro/ Salvador/ Lençóis

Vista do Mercado Cultural de LençóisTraslado da sua residência ao aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro, no horário combinado pela equipe da Rosanetur, com destino a Salvador Ba. Vôo Direto GOL 2026 (GIG X SSA - 08:40 /10:40). De lá, partiremos em confortável ônibus de turismo com destino a cidade de Lençóis na Chapada Diamantina. Previsão de chegada a Lençois à noite. Nos hospedaremos no elegante Hotel Canto das Águas. Seja bem vindo a essa cosmopolita e acolhedora cidade!  Jantar no hotel incluído.

2° dia: 13 de Setembro (Quarta-feira) - Chapada Diamantina

Após o café da manhã, saída para um city tour a pé na cidade histórica de Lençóis. Visitaremos a casa da geleia, o centro da cidade e a residência de um garimpeiro, onde será exibida uma demonstração de como funcionava o garimpo há décadas atrás. Vista do Morro dos Três IrmãosApós o almoço, sairemos em ônibus de turismo para conhecer o Rio Mucugezinho e o Poço do Diabo. Chegando lá, são necessários apenas 15 minutos de caminhada fácil para mergulhar no poço, que termina em um canyon estreito, ideal para nadar e praticar tirolesa.

Em seguida, visitaremos o Morro do Pai Inácio, onde será possível subir o mirante para apreciar a vista espetacular do cartão postal da Chapada Diamantina! Retorno ao hotel ao final da tarde. Jantar no hotel incluído.

3° dia: 14 de Setembro (Quinta-feira) - Chapada Diamantina

Após o café da manhã, saída em ônibus de turismo para conhecer o Poço Azul, gruta com águas cristalinas, em que o azul vivo da água é resultado da luz do sol. É permitido nadar e realizar flutuação. Em seguida, conheceremos a simpática cidadezinha de Mucugê, local onde foram encontrados os primeiros diamantes da Poço AzulChapada Diamantina, em 1844. Uma das atrações mais interessantes é o cemitério de estilo bizantino, único do Brasil, que chama a atenção pela sua singularidade.

Mucugê é tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN e foi construída nas margens da Serra do Sincorá. O seu principal destaque é o Parque Municipal de Mucugê, onde está localizado o Projeto Sempre-Viva, focado na educação e preservação ambiental, além do Museu Vivo do Garimpo. Previsão de retorno às 19h00 ao hotel. Almoço e jantar incluídos.

4° dia: 15 de Setembro (Sexta-feira) - Chapada Diamantina

Após o café da manhã, saída do hotel a pé para a realização do passeio: Cachoeira da Primavera (Nível: Leve, são 5km de caminhada total, ida/volta). Seguiremos em direção ao principal rio da cidade, o rio Lençóis. Após cerca de 20 minutos de caminhada, chegamos aos poços do Serrano, Cachoeirinhaum local com várias piscinas naturais e uma linda vista da cidade. De lá, visitamos o salão das areias coloridas. Aqueles que desejarem poderão ficar nesse local até o final do passeio.

O passeio segue então para uma caminhada de mais 10 minutos para o poço Halley, uma piscina natural incrível. Seguimos subindo o rio Lençóis pulando pedras até chegarmos à cachoeira da Primavera, com sua incrível massagem natural. Subimos então até o mirante para vista de toda a cidade de Lençóis e descemos pela trilha até a Cachoeirinha, nosso último banho antes de retornar à cidade. Duração do passeio: 4 horas. Tarde livre. À noite, aproveite a agitada sexta-feira de Lençóis, com seus charmosos restaurantes, sentando nas mesas à beira da calçada e batendo um bom papo!

5° dia: 16 de Setembro (Sábado) - Chapada Diamantina

Gruta da PratinhaApós o café da manhã, saída em ônibus de turismo para conhecer a gruta da Lapa Doce, uma caverna ampla que possui grande quantidade de formações como estalactites e estalagmites. Imperdível é fazer a sua travessia, de 850 metros. Em seguida, conheceremos a Gruta Azul e a Gruta da Pratinha, com águas incrivelmente cristalinas onde é possível fazer diversas atividades como flutuação, tirolesa, pedalinho e caiaque. Previsão de retorno ao fim da tarde. Almoço incluído.

6° dia: 17 de Setembro (Domingo) - Chapada Diamantina

Dia Livre. Jantar no hotel incluído. Veja abaixo os opcionais:

Passeio Opcional 1: Ribeirão do Meio (Nível: Moderado. Trilha fácil com 1 hora de caminhada, sendo 8km de caminhada total, ida e volta). Tobogã do Ribeirão do MeioSaímos de Lençóis a pé para conhecer o Ribeirão do Meio. O rio do Ribeirão nasce próximo ao Morrão, tendo ao longo do seu curso vários lugares para banho, incluindo o Ribeirão do Meio. Com um incrível tobogã natural e um poço enorme para tomar banho, é um dos passeios mais procurados em Lençóis. Saímos do hotel, passamos pela igreja do Rosário e virando à direita após alguns minutos de caminhada chegamos ao início da trilha, pavimentado com rochas. Após cerca de uma hora de caminhada, chegamos ao poço com o tobogã natural onde teremos algumas horas de diversão e relaxamento. Duração do passeio: 5 horas. 

Cachoeira do MosquitoPasseio Opcional 2: Cachoeira do Mosquito (Nível: Leve a moderado, com uma caminhada de 30 minutos em uma trilha fácil descendo até a base da cachoeira). Saída do hotel em carro comum com destino à Cachoeira do Mosquito, localizada a 40 km de Lençóis. De Lençóis até a entrada da fazenda (proprietária da cachoeira) são 20 km em asfalto. Em seguida, o carro percorre mais 20 km em estrada de barro até o local de partida da trilha. A trilha descendo até a base da cachoeira leva em torno de 30 minutos de caminhada leve. O banho na cachoeira e a vista da queda d'água são excepcionais. OBS: Mínimo de 3 pessoas para a realização do passeio. Duração do passeio: 5 horas.

Passeio Opcional 3: Cachoeira da Fumaça (Nível: Difícil). A cachoeira mais alta do Brasil, com 340 metros, é uma das principais atrações da Chapada. Vista de cima da Cachoeira da FumaçaA maneira "mais fácil" de vislumbrar a água que jorra de um buraco no paredão é de cima, arrastando-se até a beira do precipício. Para chegar lá é preciso sair de Lençóis de carro até o Vale do Capão. Em seguida, realizamos uma trilha de duas horas (seis quilômetros) até o topo da Fumaça. Previsão de retorno ao fim do dia. OBS: Mínimo de 3 pessoas para a realização do passeio.

7° dia: 18 de Setembro (Segunda-feira) - Lençóis/ Salvador BA

Após o café da manhã, partiremos com destino a Salvador. Previsão de chegada às 17h00. Pernoite em Salvador.

8° dia: 19 de Setembro (Terça-feira) - Salvador BA/ Rio de Janeiro

Café da manhã. Em horário combinado, deixaremos o hotel e realizaremos um City Tour em Salvador. À tarde, partiremos rumo ao Aeroporto Internacional de Salvador. Vôo Direto GOL 2033 (SSA X GIG - 18:24/20:30) Almoço incluído. Esperamos que a sua viagem tenha sido inesquecível! Até a próxima!

Imagens da nossa viagem à Chapada Diamantina em Junho de 2015

O que está incluído?

  • Transporte Aéreo em vôo direto GOL: Rio/ Salvador/ Rio
  • Transporte em Ônibus de Turismo: Salvador/ Lençóis/ Salvador
  • 06 Noites de Hospedagem no melhor hotel de Lençóis, o Hotel Canto das Águas
  • Passeios descritos no roteiro com guia local (exceto passeios opcionais)
  • 01 Noite de Hospedagem em Salvador
  • City Tour em Salvador
  • 07 refeições
  • Seguro Viagem
  • Guia acompanhando o grupo durante toda a viagem
  • Brinde Rosanetur de cortesia
  • Serviço de transporte compartilhado da sua residência ao local de embarque (Somente ida e no município do Rio)

O que não está incluído?

  • Passeios opcionais
  • Extras de qualquer natureza
  • Todo o tipo de bebida ou alimentação não descrito como incluso no Roteiro

Valores por pessoa

Termos relacionados

Excursões Aéreas Excursões Nacionais bahia ecoturismo nordeste serras chapada diamantina destinos setembro aventura salvador destinos nordeste Viagens Aéreas Viagens Nacionais

Notas Importantes

As informações reunidas abaixo cobrem uma parte do exposto nas nossas Condições Gerais. É indispensável a leitura de todo o documento.

Serviço de Traslado*

*Por favor, leia atentamente todo o texto até o final

Residentes no Município do RJ

Oferecemos em todas as nossas Excursões em Grupo um serviço diferenciado, como cortesia, para nossos clientes residentes no município do Rio de Janeiro, no qual buscamos o cliente em sua residência até o ponto de encontro de partida da viagem. (VER REGRAS ABAIXO)

Residentes em Niterói

Realizamos o serviço de traslado na residência, como cortesia, para os seguintes bairros em Niterói: Centro e adjacências, Icaraí, Boa Viagem, Ingá, Gragoatá, São Domingos, Ponta d'Areia, Fonseca, Barreto, São Lourenço, Santa Rosa, Vital Brasil, São Francisco, Charitas, Fátima e Cafubá. Para os demais bairros, o ponto de encontro de partida da excursão dar-se-á no Cine Icaraí. (VER REGRAS ABAIXO)

Residentes em Caxias

Realizamos o serviço de traslado na residência, como cortesia, para os seguintes bairros em Caxias: Centro e adjacências, Jardim 25 de Agosto. Para os demais bairros, o ponto de encontro de partida da excursão dar-se-á no Gilson Pneus em Irajá. (VER REGRAS ABAIXO)

Demais Municípios

Residentes dos demais municípios devem entrar em contato conosco para verificarmos um ponto de encontro apropriado. (VER REGRAS ABAIXO)

REGRAS IMPORTANTES DO SERVIÇO DE TRASLADO:

  • O serviço de traslado é uma cortesia da Rosanetur. Nos reservamos o direito de recusar a execução do serviço quando o mesmo oferecer risco a nossa equipe, tais como locais de difícil acesso, locais reconhecidamente dominados pelo tráfico ou com elevada periculosidade, entre outros.
  • O serviço de traslado é compartilhado, isto é, outras pessoas compartilharão o transporte com você.
  • Alterações no endereço do passageiro devem ser informadas a nossa equipe com pelo menos 7 dias de antecedência da data da excursão. Mudanças repentinas no endereço inviabilizam a execução do serviço em virtude de toda a escala de motoristas já ter sido organizada.
  • Em nossas excursões rodoviárias, o traslado é realizado tanto na ida quanto no retorno. Já nas excursões aéreas, apenas o traslado da ida é realizado.
  • Informamos o horário e o motorista que realizará o traslado com antecedência de 3 dias da viagem.

Desistências, Transferências e Cancelamentos pelo cliente

A CONTRATADA efetuará, ao Contratante, o reembolso do valor devido, calculado sobre o total efetivamente recebido pela Contratada, excluindo-se o valor da comissão retida, que deverá ser tratado com o Agente de Viagem, bem como taxas administrativas e valores já pagos aos fornecedores.

Na ocorrência de alguma das hipóteses mencionadas, serão deduzidas as seguintes taxas administrativas do valor total cobrado pelo pacote turístico, cujo prazo será contado da data do início da viagem, na seguinte proporção:

  • Com 30 (trinta) dias ou mais: 10% (dez por cento)
  • Com 29 (vinte e nove) até 21 (vinte e um) dias: 15% (quinze por cento)
  • Com 20 (vinte) até 01 (um) dia: 30% (trinta por cento)
  • Havendo o não comparecimento do passageiro na hora e local marcados para o início dos serviços, será cobrado 35% (trinta e cinco por cento)

Além das taxas e multas descritas acima, serão descontados, a título de despesas os valores já pagos aos fornecedores para garantia das reservas, devidamente comprovadas, pois a Contratada é somente intermediária na contratação de serviços turísticos, ficando na posse transitória dos valores recebidos, porque depende de terceiros para a efetiva execução destes serviços, tais como transporte aéreo, marítimo e rodoviário, bem como hospedagem, receptivo, restaurantes e outros serviços contratados.

Tanto para as excursões rodoviárias quanto para as aéreas não será permitido a transferência de data ou reembolso de trechos não utilizados.

Abandono de viagem - Uma vez iniciada a excursão, o passageiro que por qualquer motivo abandoná-la não terá direito a reembolso algum pelos serviços pagos e não utilizados.

Embarque

O CONTRATANTE/PASSAGEIRO tem ciência de que deverá cumprir todas as indicações de horários que lhe forem informadas, responsabilizando-se por qualquer atraso e seus reflexos. Deverá apresentar-se para embarque portando seus documentos pessoais originais e com foto, e identificar-se ao representante da ROSANETUR que estará presente na ocasião.

Documentação

Para viagens nacionais utilizando transporte aéreo e/ou rodoviário é necessária a apresentação de documento de identificação original e em bom estado (Qualquer um dos seguintes: Carteira de Identidade; Passaporte Nacional; Carteira Nacional de Habilitação (modelo com fotografia); Carteiras Profissionais emitidas pelos Conselhos Nacionais (modelos com fotografia); Carteira de Trabalho). A apresentação do passageiro sem a documentação referida, ou estando esta ilegível e/ou rasurada implicará o não embarque.

Embarque de Menores: Para embarque em viagens nacionais de menor de 12 anos (incompletos) é necessário que esteja acompanhado de um dos pais ou avós, ou tutor, ou, ainda, de irmão ou tio maior de 18 anos, sempre comprovando documentalmente o grau de parentesco (através da Certidão de Nascimento Original ou Cópia Autenticada do menor). Na hipótese de estar acompanhado de adulto sem o grau de parentesco descrito acima, é necessária autorização escrita, com firma reconhecida em cartório, do pai ou da mãe, ou do tutor. Porém, se estiver desacompanhado, será necessária autorização judicial da Vara da Infância e Juventude., tudo conforme artigos 83 a 85 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90. O passageiro pode obter mais informações sobre a documentação necessária junto à Polícia Federal (www.dpf.gov.br).

Importante: Não serão aceitas certidões de nascimento para maiores de 12 anos. Nos casos de furto, roubo ou extravio do documento de identificação, o boletim de ocorrências emitido há menos de 60 dias é válido.

Para hospedagem de criança (12 anos incompletos) ou adolescente (18 anos incompletos) é necessário estar acompanhado de pessoa mencionada no parágrafo acima, salvo se AUTORIZADO expressamente a hospedar-se, pelos pais ou tutor, por escrito e com firma reconhecida em cartório, tudo conforme artigo 82 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90.

Disponibilizamos aqui o link do Portal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro contendo o modelo da Autorização de Viagem para Criança acompanhada de Pessoa Maior de Idade. Também disponibilizamos aqui o modelo da Autorização para Hospedagem de Menor de Idade.

Comentários