Excursão para a Chapada Diamantina - Bahia

Surpreenda-se com a natureza, cultura, gastronomia e hospitalidade do coração da Bahia

Morro do Pai Inácio
Poço Azul - Chapada Diamantina

Origem: Rio de Janeiro

Nós Entramos em Contato com Você!
Se preferir, fale conosco através do nosso WhatsApp +55 (21) 96471-3330
ou no telefone: +55 (21) 2486-8031

Imagens da nossa viagem à Chapada Diamantina

O que está incluído?

  • Transporte Aéreo em vôo GOL: Rio/ Salvador/ Rio
  • Transporte em Ônibus de Turismo: Salvador/ Lençóis/ Salvador
  • 05 Noites de Hospedagem em Lencóis BA no Hotel Canto das Águas com café da manhã
  • 02 Noites de Hospedagem em Salvador BA com café da manhã
  • Passeio conhecendo o Morro do Pai Inácio, Mucugezinho e Poço do Diabo
  • Passeio conhecendo o Poço Azul e Mucugê
  • Passeio conhecendo a Gruta da Lapa Doce, Gruta Azul e Gruta da Pratinha
  • City Tour em Salvador
  • 03 refeições (almoço)
  • Seguro Viagem (válido até 85 anos completos)
  • Guia acompanhando o grupo durante toda a viagem
  • Brinde Rosanetur de cortesia
  • Serviço de transporte compartilhado da sua residência ao local de embarque. Somente Ida. * (VER REGRAS)

O que não está incluído?

  • Passeios opcionais
  • Extras de qualquer natureza
  • Todo o tipo de bebida ou alimentação não descrito como incluso no Roteiro

Introdução

TibirroParque Nacional da Chapada Diamantina: Esse paraíso é guardião de muitas riquezas naturais, ocupando cerca de 152 mil hectares, um dos maiores parques de preservação do país fora da região Amazônica. Em 1985, foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) para a preservação das belezas cênicas do local. Porém, o grande objetivo da manutenção desta área está na conservação das suas nascentes, com destaque para o principal rio baiano, o Paraguaçu, responsável pelo abastecimento de 60% da população da capital baiana. Além de resguardar um banco genético importantíssimo para a pesquisa científica e conservação da biodiversidade. A cada ano, pelo menos quatro ou cinco novas espécies de plantas endêmicas e três espécies de animais são descobertas na região. Fonte: site guiadachapada

Lençóis: Rua das Pedras, Lençóis, Bahia Capital turística da Chapada, Lençóis é a base perfeita para quem quer ver muito e se cansar pouco. O layout é de cidadezinha histórica mineira, mas o astral é definitivamente baiano. Os 12 km que separam a vila da BR 242 garantem a tranquilidade do lugar. Antes de se tornar uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Lençóis ostentou o título de "capital" do Diamante. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, preserva as ruas de paralelepípedo e o casario do século 19, hoje ocupado por coloridos bares, restaurantes e pousadas, além de agências que organizam caminhadas e atividades no parque.

OBS 1: Agências Bancárias em Lençóis: Há uma agência do Banco do Brasil e um correspondente bancário do Bradesco e Caixa Econômica. É sempre bom levar dinheiro em espécie.

OBS 2: Trajes para os passeios: Roupas leves, tênis, protetor solar, chapéu, óculos de sol, roupa de banho e toalha.

OBS 3: Dificuldade: A maioria dos passeios envolvem caminhadas leves em trilhas com subidas e descidas, não sendo recomendados para pessoas com mobilidade reduzida.

Versão para Impressão

CLIQUE PARA OBTER A VERSÃO IMPRESSA

Roteiro Detalhado

1° dia: 22 de Setembro (Domingo) - Rio de Janeiro/ Salvador/ Lençóis

Vista do Mercado Cultural de LençóisTraslado da sua residência ao aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro, no horário combinado pela equipe da Rosanetur, com destino a Salvador Ba. Vôo GOL 1868 (GIG X SSA - 08:05 /10:10). De lá, partiremos em confortável ônibus de turismo com destino a cidade de Lençóis na Chapada Diamantina. Previsão de chegada em Lençóis à noite. Nos hospedaremos no elegante Hotel Canto das Águas. Seja bem vindo a essa cosmopolita e acolhedora cidade!

2° dia: 23 de Setembro (Segunda-feira) - Chapada Diamantina/ Morro do Pai Inácio

Vista do Morro dos Três IrmãosApós o café da manhã, saída para o nosso primeiro atrativo na Chapada Diamantina: O Morro do Pai Inácio. Será possível subir o mirante para apreciar a vista espetacular do cartão postal da Chapada Diamantina. Após o almoço, conheceremos o Rio Mucugezinho e o Poço do Diabo. Chegando lá, são necessários apenas 15 minutos de caminhada fácil para mergulhar no poço, que termina em um canyon estreito, ideal para nadar e praticar tirolesa. Retorno ao hotel ao final da tarde. Noite livre.

3° dia: 24 de Setembro (Terça-feira) - Chapada Diamantina/ Poço Azul e Mucugê

Poço AzulApós o café da manhã, saída em ônibus de turismo para conhecer o Poço Azul, gruta com águas cristalinas, em que o azul vivo da água é resultado da luz do sol. É permitido nadar e realizar flutuação. Em seguida, conheceremos a simpática cidadezinha de Mucugê, local onde foram encontrados os primeiros diamantes da Chapada Diamantina, em 1844. Uma das atrações mais interessantes é o cemitério de estilo bizantino, único do Brasil, que chama a atenção pela sua singularidade.

Mucugê é tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN e foi construída nas margens da Serra do Sincorá. O seu principal destaque é o Parque Municipal de Mucugê, onde está localizado o Projeto Sempre-Viva, focado na educação e preservação ambiental. Previsão de retorno às 19h00 ao hotel. Almoço incluído. Noite livre.

4° dia: 25 de Setembro (Quarta-feira) - Chapada Diamantina (Dia livre)

CachoeirinhaCafé da manhã. Dia livre. Saída opcional a pé para a realização do passeio: Serrano com Cachoeirinha e Areias Coloridas (Nível: Leve, são 5km de caminhada total, ida/volta). Seguiremos em direção ao principal rio da cidade, o rio Lençóis. Após cerca de 20 minutos de caminhada, chegamos aos poços do Serrano, um local com várias piscinas naturais e uma linda vista da cidade. De lá, visitamos o salão das areias coloridas. Tempo para banho na cachoeira. Duração do passeio: 4 horas. Retorno ao hotel por volta de 12h00. 

5° dia: 26 de Setembro (Quinta-feira) - Chapada Diamantina/ Lapa Doce, Gruta Azul e Pratinha

Gruta da PratinhaApós o café da manhã, saída em ônibus de turismo para conhecer a gruta da Lapa Doce, uma caverna ampla que possui grande quantidade de formações como estalactites e estalagmites. Imperdível é fazer a sua travessia, de 850 metros. Em seguida, conheceremos a Gruta Azul e a Gruta da Pratinha, com águas incrivelmente cristalinas onde é possível fazer diversas atividades como flutuação, tirolesa, pedalinho e caiaque. Previsão de retorno ao fim da tarde. Almoço incluído. Noite livre.

6° dia: 27 de Setembro (Sexta-feira) - Chapada Diamantina/ Salvador BA

Após o café da manhã, partiremos com destino a Salvador. Previsão de chegada às 17h00. Noite livre.

7° dia: 28 de Setembro (Sábado) - Salvador BA

Elevador Lacerda - Salvador BAApós o café da manhã, realizaremos um city tour nos principais pontos turísticos de Salvador, como o Pelourinho e o Elevador Lacerda. Almoço incluído. Noite livre.

8° dia: 29 de Setembro (Domingo) - Salvador BA/ Rio de Janeiro

Café da manhã. Em horário combinado, deixaremos o hotel e partiremos rumo ao Aeroporto Internacional de Salvador. Vôo GOL 1871 (SSA X GIG - 12:45/14:55). Esperamos que a sua viagem tenha sido inesquecível! Até a próxima!

Nós Entramos em Contato com Você!
Se preferir, fale conosco através do nosso WhatsApp +55 (21) 96471-3330
ou no telefone: +55 (21) 2486-8031

Termos relacionados

bahia ecoturismo nordeste serras chapada diamantina destinos setembro aventura salvador destinos nordeste

Notas Importantes

As informações reunidas abaixo cobrem uma parte do exposto nas nossas Condições Gerais. É indispensável a leitura de todo o documento.

Serviço de Traslado Cortesia*

*Por favor, leia atentamente todo o texto até o final

Oferecemos um serviço diferenciado, como cortesia, para nossos clientes residentes no município do Rio de Janeiro*, Niterói*, Itaipuaçu*, São Gonçalo* e Caxias* (não sendo áreas de elevada periculosidade), no qual buscamos o cliente em sua residência até o ponto de encontro de partida da viagem. (VER REGRAS ABAIXO)

Para saber se o seu endereço é contemplado com o nosso Traslado Cortesia, envie-nos um email para contato@rosanetur.com ou fale conosco nos telefones (21) 96471-3330 (WhatsApp) | (21) 2486-8031

Residentes em Niterói

Realizamos o serviço de traslado na residência, como cortesia, para os seguintes bairros em Niterói (não sendo áreas de elevada periculosidade): Centro e adjacências, Icaraí, Boa Viagem, Ingá, Gragoatá, São Domingos, Ponta d'Areia, Fonseca, Ilha da Conceição, Barreto, São Lourenço, Santa Rosa, Vital Brasil, São Francisco, Charitas, Fátima, Cafubá, Santo Antônio, Piratininga, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara e Itaipuaçu. Para os demais bairros, o ponto de encontro de partida da excursão dar-se-á no Cine Icaraí. (VER REGRAS ABAIXO)

Residentes em São Gonçalo

Realizamos o serviço de traslado na residência, como cortesia, para os seguintes bairros em São Gonçalo (não sendo áreas de elevada periculosidade): Centro e adjacências, Galo Branco, Paraíso e Neves. Para os demais bairros, o ponto de encontro de partida da excursão dar-se-á no Cine Icaraí (em Niterói). (VER REGRAS ABAIXO)

Residentes em Caxias

Realizamos o serviço de traslado na residência, como cortesia, para os seguintes bairros em Caxias (não sendo áreas de elevada periculosidade): Centro e adjacências, Jardim 25 de Agosto. Para os demais bairros, o ponto de encontro de partida da excursão dar-se-á no Gilson Pneus em Irajá. (VER REGRAS ABAIXO)

Demais Municípios

Residentes dos demais municípios devem entrar em contato conosco para verificarmos um ponto de encontro apropriado. (VER REGRAS ABAIXO)

REGRAS IMPORTANTES DO SERVIÇO DE TRASLADO:

  • O serviço de traslado é uma cortesia da Rosanetur. Nos reservamos o direito de recusar a execução do serviço quando o mesmo oferecer risco a nossa equipe, tais como locais de difícil acesso, locais reconhecidamente dominados pelo tráfico ou com elevada periculosidade, entre outros.
  • O serviço de traslado é compartilhado, isto é, outras pessoas compartilharão o transporte com você.
  • Alterações no endereço do passageiro devem ser informadas a nossa equipe com pelo menos 7 dias de antecedência da data da excursão. Mudanças repentinas no endereço inviabilizam a execução do serviço em virtude de toda a escala de motoristas já ter sido organizada.
  • Em nossas excursões rodoviárias, o traslado é realizado tanto na ida quanto no retorno. Já nas excursões aéreas, apenas o traslado da ida é realizado.
  • Informamos o horário e o motorista que realizará o traslado com antecedência de 3 dias da viagem.
  • Para saber se o seu endereço é contemplado com o nosso Traslado Cortesia, envie-nos um email para contato@rosanetur.com ou fale conosco nos telefones (21) 96471-3330 (WhatsApp) | (21) 2486-8031

Desistências, Transferências e Cancelamentos pelo cliente

A CONTRATADA efetuará, ao Contratante, o reembolso do valor devido, calculado sobre o total efetivamente recebido pela Contratada, excluindo-se o valor da comissão retida, que deverá ser tratado com o Agente de Viagem, bem como taxas administrativas e valores já pagos aos fornecedores.

Na ocorrência de alguma das hipóteses mencionadas, serão deduzidas as seguintes taxas administrativas do valor total cobrado pelo pacote turístico, na seguinte proporção:

  • Quando a desistência ocorrer com antecedência de 30 (trinta) dias ou mais da data da saída da viagem: 10% (dez por cento)
  • Quando a desistência ocorrer com antecedência de 29 (vinte e nove) até 21 (vinte e um) dias da data da saída da viagem: 15% (quinze por cento)
  • Quando a desistência ocorrer com antecedência de 20 (vinte) até 01 (um) dia da data da saída da viagem: 30% (trinta por cento)
  • Havendo o não comparecimento do passageiro na hora e local marcados para o início da viagem, será cobrado 35% (trinta e cinco por cento)

Além das taxas e multas descritas acima, serão descontados, a título de despesas os valores já pagos aos fornecedores para garantia das reservas, devidamente comprovadas, pois a Contratada é somente intermediária na contratação de serviços turísticos, ficando na posse transitória dos valores recebidos, porque depende de terceiros para a efetiva execução destes serviços, tais como transporte aéreo, marítimo e rodoviário, bem como hospedagem, receptivo, restaurantes e outros serviços contratados.

Tanto para as excursões rodoviárias quanto para as aéreas não será permitido a transferência de data ou reembolso de trechos não utilizados.

Abandono de viagem - Uma vez iniciada a excursão, o passageiro que por qualquer motivo abandoná-la não terá direito a reembolso algum pelos serviços pagos e não utilizados.

Embarque

O CONTRATANTE/PASSAGEIRO tem ciência de que deverá cumprir todas as indicações de horários que lhe forem informadas, responsabilizando-se por qualquer atraso e seus reflexos. Deverá apresentar-se para embarque portando seus documentos pessoais originais e com foto, e identificar-se ao representante da ROSANETUR que estará presente na ocasião.

Documentação

Para viagens nacionais utilizando transporte aéreo e/ou rodoviário é necessária a apresentação de documento de identificação original e em bom estado (Qualquer um dos seguintes: Carteira de Identidade; Passaporte Nacional; Carteira Nacional de Habilitação (modelo com fotografia); Carteiras Profissionais emitidas pelos Conselhos Nacionais (modelos com fotografia); Carteira de Trabalho). A apresentação do passageiro sem a documentação referida, ou estando esta ilegível e/ou rasurada implicará o não embarque.

Embarque de Menores: Para embarque em viagens nacionais de menor de 16 anos (incompletos) (Lei nº 13.812/2019) é necessário que esteja acompanhado de um dos pais ou avós, ou tutor, ou, ainda, de irmão ou tio maior de 18 anos, sempre comprovando documentalmente o grau de parentesco (através da Certidão de Nascimento Original ou Cópia Autenticada do menor). Na hipótese de estar acompanhado de adulto sem o grau de parentesco descrito acima, é necessária autorização escrita, com firma reconhecida em cartório, do pai ou da mãe, ou do tutor. Porém, se estiver desacompanhado, será necessária autorização judicial da Vara da Infância e Juventude., tudo conforme artigos 83 a 85 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90. O passageiro pode obter mais informações sobre a documentação necessária junto à Polícia Federal (www.dpf.gov.br).

Importante: Não serão aceitas certidões de nascimento para maiores de 12 anos. Nos casos de furto, roubo ou extravio do documento de identificação, o boletim de ocorrências emitido há menos de 60 dias é válido.

Hospedagem de Menores: Para hospedagem de criança (12 anos incompletos) ou adolescente (18 anos incompletos) é necessário estar acompanhado de pessoa mencionada no parágrafo acima, salvo se AUTORIZADO expressamente a hospedar-se, pelos pais ou tutor, por escrito e com firma reconhecida em cartório, tudo conforme artigo 82 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90.

Disponibilizamos aqui o link do Portal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro contendo o modelo da Autorização de Viagem para Criança acompanhada de Pessoa Maior de Idade. Também disponibilizamos aqui o modelo da Autorização para Hospedagem de Menor de Idade.